Um tempo atrás alguém editou a Wikipédia com o sentido original da palavra machismo, antes do revisionismo feminazista. Claro, qualquer um pode editar a Wikipédia, então essa definição estava fadada a não durar. Por sorte, eu copiei e colei o texto, que já foi reeditado para o que reza a ideologia vitimista. É importante que essas coisas sejam salvas e divulgadas, porque as vitimistas são um bando de maoístas que destróem qualquer evidência que contradiga as idéias deturpadas delas.


 

Machismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Machismo Masculino ou chauvinismo masculino consiste em caráter de macho, ou característica puramente masculina.

Machismo consiste em caráter de macho. É o termo que remete ao exercício das características naturais masculinas e o reconhecimento das diferenças biológicas, e não está intrinsecamente ligado a violência, opressão, inferiorização e coerção.

A palavra “chauvinista” foi originalmente usada para descrever alguém fanaticamente leal ao seu país, mas a partir do movimento de libertação da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantém a crença na inferioridade da mulher, especialmente nos países de língua inglesa. No espaço lusófono, a expressão “chauvinista masculino” (ou, simplesmente, “chauvinista”) também é utilizada, mas “machista” é muito mais comum.1

Na América Latina, há autores que identificam o machismo com a “outra face do marianismo”.2

O machismo é muito identificado com o patriarcado, sendo este uma estrutura que relega privilégios aos homens. Embora muitos vejam os dois termos como sinônimos o machismo é apenas uma das crenças do patriarcado.

Embora haja controvérsias na definição, para muitos o Machismo não é equivalente ao feminismo, visto que alguns pensam que o Machismo prega a superioridade masculina. É uma atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para a mulher, sendo contrário ao feminismo que teoricamente busca em seu discurso ideológico a igualdade entre os dois sexos, só que na prática nos dois casos, a situação muda um pouco o sentido teórico. Pois o machismo esclarecido busca proteção para as mulheres, crianças e família em geral, também visando valores tradicionais e corretos para sociedade, tomando de exemplo um deles é o serviço militar obrigatório somente para homens. Enquanto o feminismo busca poder e controle baseando-se em falácias politicamente corretas, vitimismo e com propagandas sem nexo. O movimento SCUM da feminista Valerie Solanos, mostra algumas das injustiças praticadas por feministas e os discursos anti-homem.

O machismo pode ser definido como a ideologia que valoriza os bons costumes tradicionais. Dando importância para um melhor controle econômico, do Estado (leis, força policial, escola, ciência, justiça), e da Família.

O termo sexismo possui neutralidade, e é o mais correto para caracterização de discriminação de gêneros.1 3

Porém os sentidos originais consistiam na conquista das igualdades sociais de emprego, direito civis e ‘status’ social, tornando o termo “sexismo” mais correto e igualitário para a caracterização de discriminação tanto do gênero masculino como do gênero feminino.

Ver também


Comentário: O termo correto para discriminação por sexo, é sexismo. Mas o radical da palavra, “sex-“, é neutro, e portanto não evoca a idéia de algo perpetrado exclusivamente por homens. O que as vitimistas fazem seria o equivalente aos afrocoitadistas começarem a usar o termo “branquismo” no lugar de “racismo”, dando a entender que só brancos podem ser racistas (bem, na verdade eles já dão a entender isso sem precisar do termo).

Advertisements
Comments
  1. Free Webmaster Guide

    Hi 🙂 I just want to mention I am just very new to weblog and certainly enjoyed you’re page. Almost certainly I’m planning to bookmark your site . You really come with terrific posts. Thanks for sharing with us your blog site.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s